Translate

quinta-feira, 18 de março de 2010

Um "Meio-tampo" de camurça!


Proponho aqui uma maneira prática e económica de transformar um cavaquinho normal, de tampo inteiro, num cavaquinho de meio-tampo. Com todas as vantagens deste último (resistência ao desgaste das unhas ou palhetas) e mais duas: a primeira, a de ser mais silencioso, mais puro de som, pois na camurça as unhas ou a palheta fazem menos ruído; a segunda, a de ser mais fácil de se tocar de "rasgado" por ser, na zona da camurça, mais reduzida a altura das cordas ao tampo.

Material necessário:
Camurça (100cm2);
Cola de contacto;
Faca universal ou bisturi.

Construção:
1- Marque-se a zona no tampo do cavaquinho a transformar. Façam-se uns moldes em cartolina directamente sobre zona a cobrir com as capas de camurça (a zona do braço, por baixo das cordas, deve ficar livre). Dependendo do gosto de cada um, estas podem ser simétricas ou não, conforme no exemplo aqui apresentado.

2- Cortem-se as capas de camurça pelos moldes. Com a faca desbastem-se as capas na parte de trás em cerca de um centímetro a toda a volta (Fig. 1 a 5).

3- Aplique-se a cola de contacto na zona marcada no tampo e nas capas a colar, do lado em que foram desbastadas (Fig. 6 e 7). Espere-se a té a cola secar.

4- Colem-se as capas ao tampo aplicando pressão principalmente na periferia das capas (Fig.8). Está pronto! Simples e barato!


Resultado:
Vão ver como é mais fácil "rasgar" e soam bem melhor os "rasgados" sem os ruídos das unhas no tampo!